História, Título, Ídolos e notícias do Grêmio

A história do clube do Grêmio começou em 15 de setembro de 1903, que foi a data de sua fundação na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio grande do Sul.

O Grêmio foi fundado depois que um Paulista comerciante sorocabano, fez um empréstimo da sua pelota que trazia. E como recompensa por esse favor ele recebeu dicas de como poderia fundar um time de futebol.

Depois de oito dias que tinha acontecido isso, por volta de 32 homens se juntaram no salão grau, em um restaurante localizado na rua 15 de novembro no centro de Porto Alegre. E foi a partir desta reunião que o Grêmio futebol Porto alegrense foi fundado.

O seu primeiro jogo foi em março de 1904, contra o time de futebol fussball club Porto Alegre, que coincidentemente foi fundado no mesmo dia que o Grêmio.

Nesse dia o Grêmio disputou duas partidas e em ambas as partidas ele venceu, garantido as suas duas primeiras vitórias. Sendo que o placar em ambas foi 1 a 0.

A primeira competição que o Grêmio disputou foi a taça wanderpreis, que teve a sua primeira edição em março de 1904, no qual o Grêmio ganhou.

Depois de alguns anos, o Grêmio enfrentou o Sport club internacional, em julho de 1909. F oi a primeira vez que os clubes se enfrentavam, e a partir daí o Internacional se tornou o maior rival do Grêmio, cujo clássico passou a se chamar Gre-Nal, ou GreNal.

Nessa primeira partida os tricolores venceram com placar de 10 a 0. Posteriormente foi fundada a primeira liga de clubes de Porto Alegre, que teve como seu principal idealista o Grêmio. Logo depois veio o campeonato citadino de Porto Alegre, no qual o Grêmio venceu sem interrupções desde 1911 até 1915.

Mesmo sendo um time amador, o Grêmio já estava disputando partidas com clubes vindos de outros estados e até mesmo de outros países.

Ao chegar no início da década de 1930, ocorreu uma onda de profissionalização do futebol em toda a América do Sul e o Estado do Rio grande do Sul também resolveu se adaptar as novas mudanças no gerenciamento do futebol.

Já em 1937 foi criado um departamento especializado profissional, que tinha filiação a FBF (federação brasileira de futebol). Em 1939, o Grêmio não conseguiu se classificar mesmo tendo ganhado três metropolitanos, para jogar no campeonato gaúcho.

Sede e estruturas

Ao longo da sua carreira o Grêmio adquiriu alguns patrimônios de muito valor, entre eles estão:

  1. Estádio da baixada: esse foi o primeiro estádio do Grêmio. Teve a sua inauguração em 1904 e estava localizado em uma área nobre do Estado de Porto Alegre, dentro do bairro moinho de vento.

Foi construído ali por causa da crescente chegada de alemães na cidade, então desde 1904 até 1054, o estádio da baixada foi a casa do Grêmio até o estádio olímpico ser inaugurado.

Uma partida que ficou gravada nesse estádio, foi quando o Grêmio jogou contra o internacional e venceu de goleada por 10 a 0.

  1. Estádio olímpico monumental: essa foi a segunda casa do Grêmio, no qual jogou até 2013 quando foi fechado. Foi lá que a administração do Grêmio ficou instalada, bem como o ginásio, a capela, uma loja, um campo suplementar e uma cantina.

A sua inauguração foi em setembro de 1974 e depois de uma obra que foi realizada em 1980, deixou de ser chamado apenas como estádio olímpico para começar a ser chamado por estádio olímpico monumental.

Por incrível que pareça a última partida jogada nesse estádio foi contra o rival tradicional do Grêmio, o internacional e a partida foram no campeonato Brasileiro.

  1. Arena do Grêmio: depois de uma reunião com a empreiteira OAS, o clube construiu a sua arena dentro do padrão da FIFA e UEFA em Porto Alegre. Depois de algumas reuniões com conselho deliberativo, foi aprovado que o estádio pudesse receber até 60.540 mil pessoas só sentadas, sem contar com as pessoas que poderiam ficar em pé. E isso fez do estádio do Grêmio o maior do Sul do Brasil.

A conclusão da construção da arena do Grêmio se deu em dezembro de 2012, e foi inaugurado com um amistoso entre o Grêmio e o time alemão Hamburgo.

Uniforme e símbolos

Assim como muitos outros clubes do Brasil, o escudo do Grêmio teve muitas mudanças. Sendo que a primeira delas foi em 1903, com o símbolo em azul e branco.

Alguns dos modelos que o clube usou em seu escudo foi o formato de uma bola de futebol e alguns anos depois uma cor amarela, mesmo não sendo sua cor oficial.

Até então o escudo sofreu diversas mudanças e hoje ainda são feitas pequenas alterações no escudo, que são quase imperceptíveis para a maioria das pessoas.

Já falando sobre o uniforme, o primeiro deles teve inspiração em um time inglês Exeter City, as cores eram em azul e havana (com listras horizontais), o formato de uma gravata e um faixa na cintura.

Depois vieram algumas modificações para o preto, azul e branco em diversas combinações, até chegar no modelo definitivo no qual conhecemos hoje.

Principais ídolos e títulos do Grêmio

Começando pelos títulos temos:

Mundiais

Copa intercontinental: 1 título em 1983;

Intercontinentais

Copa Sanwa Bank: 1 título em 1995;

Continentais

Copa libertadores da América: 3 títulos em 1983, 1995 e 2017;

Recopa Sul Americana: 2 títulos em 1996 e 2018;

Nacionais

Campeonato Brasileiro: 2 títulos em 1981 e 1996;

Copa do Brasil: 5 títulos em 1989/ 1994/1997/ 2001 e 2016;

Supercopa do Brasil: 1 título em 1990;

Campeonato brasileiro série b: 1 título em 2005;

Interestaduais

Campeonato gaúcho: 38 títulos desde 1921 até 2019;

Copa FGF: 1 títulos em 2006;

Recopa gaúcha: 1 título em 2019;

Taça Fernando Carvalho: 1 título em 2010;

Taça Piratini: 1 título em 2011;

Municipais

Campeonato citadino de porto alegre: 29 títulos desde 1911 a 1965.

Já os principais ídolos são:

  1. Alcindo;
  2. Airton;
  3. Arce;
  4. Calvet;
  5. Eurico Lara;
  6. Everaldo;
  7. Foguinho;
  8. Hugo de León;
  9. Ronaldinho;
  10. Renato gaúcho.

 

Redação

Pós graduado em jornalismo tenho mais de 5 mil artigos publicados na internet. Experiência em vários sites de notícias brasileiros. Morador de Formosa/GO, decidi criar o F7 para retratar a verdade nua e crua da cidade. Contato: hugo.reis@f7news.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *